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segunda-feira, 27 de abril de 2009

ARTE

Importância do Balé no desenvolvimento da criança

Por: André William Morais

Como sabemos, o desenvolvimento da criança é constante, tanto mental, físico ou social. Nesta fase a prática de uma atividade física é primordial, neste artigo irei tratar em específico, o balé clássico.

É visível a diferença entre uma menina que pratica balé clássico de outra que não pratica. As diferenças são evidente quanto à postura, disciplina, perseverança, garra, espírito de luta e superação, respeito, cordialidade, amizade, espírito de grupo e união, desenvoltura, rapidez de raciocínio, graça, charme e também leveza corporal.    

Tal atividade tonifica a musculatura, melhorando toda a musculatura do organismo, sendo ótima prática para qualquer faixa etária.

Crianças a partir dos três anos já podem começar no balé clássico. Até os seis anos é o período da iniciação. Dos sete aos 15 anos é quando se tem início o balé de formação, as crianças começam a aprender a parte técnica do esporte. Se ela não estiver gostando não insista, é melhor procurar outra atividade.

EDUCAÇÃO


MUDANÇAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

Por: Márcio de Oliveira

 

Aprender a falar e a escrever corretamente é uma situação difícil. Aprender uma língua estrangeira também não é fácil para muitas pessoas. Estas duas ações apresentadas, se fundidas, apresentam a sensação de mudança da língua portuguesa. Não é uma coisa fácil, parecendo ser algo de outra língua.

Mas, aconteceu. Agora temos que nos adaptar. As mudanças deveriam entrar em vigor em janeiro do ano passado. Porém eu ainda não reparei pessoas escrevendo da nova forma. Mas vale dizer que o tempo de transição deve ser grande.

O motivo pelo qual houve tais mudanças é para que nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) a ortografia seja unificada.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, depois de inglês e espanhol. A ocorrência de se ter mais de uma ortografia dificulta a divulgação do idioma e também a sua prática nos eventos internacionais.

Calcula-se que 1,6% dos vocábulos de Portugal sofrerão modificações, mas esse número diminui em se tratando do Brasil (0,45%). Vale lembrar que apesar das mudanças na escrita, as pronúncias continuam iguais de acordo com cada país.

 Vamos então para a parte prática. O que muda (dados retirados do site FOLHA ONLINE) é:

HÍFEN

Não se usará mais:
1. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista";
2. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada".

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição);
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo);
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo");
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo);
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica).

ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y".

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem";
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo".

ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia";
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca";
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, argúem.

GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo".

Bom, após apresentar essas mudanças gostaria de somente desejar-lhes:

ÓTIMO APRENDIZADO!

 

 CIÊNCIA

Reprodução humana

Por: Aldalbérto Ferdnando Inocêncio

Caros leitores hoje abordaremos as maravilhas da reprodução humana, como esse fenômeno biológico acontece e as resultantes do mesmo. Esse tema apaixonante e polêmico geralmente é enfoque na adolescência dos jovens, tratados na escola. É nesse período inclusive que a taxa de hormônios sexuais aumenta no sangue modificando o corpo e a mente dos jovens.

Bem, didaticamente distinguimos o sistema genital feminino em duas partes: os órgãos situados externamente ao corpo da mulher (pudendo feminino- anteriormente chamado vulva) e os localizados no interior do abdome (vagina, útero, um par de tubas uterinas e um par de ovários). O pudendo feminino constitui as estruturas denominadas lábios maiores, lábios menores, clitóris (região que ao haver estimulo sexual enche-se de sangue) e vestíbulo vaginal (entrada da vagina). O clitóris é considerado um órgão análogo ao pênis, porém não contém uma uretra, pois esta, nas mulheres, abre-se em uma pequena fenda no vestíbulo vaginal. A vagina comunica-se com o útero, que expande-se consideravelmente durante uma gravidez para garantir o crescimento do bebê. A porção superior do útero é conectada a dois canais, as tubas uterinas (anteriormente chamadas trompas de falópio) com suas extremidades alargadas e franjadas ligadas cada uma a um ovário, as gônadas femininas, onde são liberados os ovócitos secundários. O interior do útero é revestido pelo endométrio, um tecido rico em glândulas, em vasos sanguíneos e em vasos linfáticos, que na puberdade torna-se mais espesso e mais vascularizado, o que garante o organismo da mulher para uma possível gravidez. Se esta não ocorrer, a parte mais externa desse tecido é eliminada, juntamente com o sangue proveniente da degeneração desses vasos sanguíneos em um processo chamado menstruação. O período entre uma menstruação e outra chamamos de ciclo menstrual, e varia de uma mulher para outra. Complementar a essas estruturas, o sistema genital masculino humano compõem-se de pênis e escroto como seus órgãos externos, e ductos ou canais deferentes, glândulas seminais e próstata como internos. O pênis é o órgão copulador, e é dotado de três cilindros de tecido erétil e um corpo esponjoso que em conjunto garantem o intumescimento do órgão durante o ato sexual, por encherem-se de sangue. Diferente da mulher, no homem a uretra é um canal único, que permite a passagem tanto de urina como de esperma. O escroto é uma bolsa de pele que aloja um par de testículos, as gônadas masculinas compostas de milhares de tubos finos e enovelados, os túbulos seminíferos, que em seu interior são produzidos os espermatozóides. Entre os túbulos seminíferos situam-se as células intersticiais, responsáveis pela produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. O par de gametas produzidos pelas gônadas masculina e feminina, estão envolvidos em um fenômeno denominado fecundação ou fertilização que é a fusão desses dois gametas, com a conseqüente formação de um zigoto. Esse conhecimento cientifico a respeito da reprodução humana passado para as pessoas, garante à elas a possibilidade de controlar conscientemente sua reprodução e fazerem o uso de métodos contraceptivos ou anticoncepcionais eficazes, garantindo a nossa sociedade democrática moderna as bases de um bom planejamento familiar.

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